Odontopediatria

Saiba tudo sobre Odontopediatria

A odontopediatria pode fazer uma diferença enorme na vida da criança. Através de abordagens lúdicas, com equipamentos especiais e técnicas minimamente invasivas, garantimos um atendimento livre de traumas, para que o cuidado com a saúde bucal seja uma experiência alegre e memorável.

O impacto da odontopediatria na vida de uma criança

A criança ter medo do dentista é algo comum, mas não normal. Normalmente, esse trauma acontece quando os pais levam seus filhos para a consulta odontológica com um profissional que não possui especialização em odontopediatria.

A pediatria não existe à toa. O atendimento médico dedicado para crianças existe porque esses pacientes possuem uma estrutura corporal mais delicada e, principalmente, exigem uma abordagem diferente para evitar crises de ansiedade e traumas que podem persegui-la por toda a sua vida.

O mesmo vale para a odontopediatria. Nesta especialidade, usamos um equipamento especial, adaptado anatomicamente à estrutura das crianças, para que todo procedimento seja feito com o máximo de conforto.

Além disso, os dentistas especializados em odontopediatria possuem também conhecimentos em psicologia, para poder abordar a criança de forma lúdica e instrutiva, explicando a importância dos cuidados com os dentinhos e como deve ser feita a rotina de higiene diária.

Os benefícios da Odontopediatria da Prez Odonto

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento de qualquer doença e na odontopediatria não é diferente. Quanto antes for identificado o problema, mais leves serão os procedimentos e menores serão os prejuízos à saúde bucal da criança.

Com o check-up preventivo digital, conseguimos captar imagens digitalizadas da cavidade oral, capazes de ampliar até 60 vezes o tamanho original do dente. Isso permite, por exemplo, identificar a presença de cáries incipientes e tratá-las com o uso de medicamento tópico, sem obturações dolorosas ou restaurações.

Aqui na Prez Odonto, temos o cuidado de atender cada criança de forma individual – respeitando suas características fisiológicas e psicológicas. Nossa abordagem em odontopediatria tem como prioridade ser educativa e orientativa.

Além da escovação supervisionada, que busca analisar o padrão de cuidados que a criança tem com sua saúde bucal, contamos com outras ações sazonais – como a visita da fada dos dentes – com o intuito de ensinar a criança a cuidar da sua saúde bucal de forma leve e elucidativa.

A ortodontia preventiva ajuda a cuidar da funcionalidade e estética do sorriso do seu filho. Pesquisas comprovam que crianças que realizam consultas preventivas desde os primeiros anos de vida minimizam de sobremaneira os gastos e estresse referentes a tratamentos odontológicos na infância e fase adulta.

A ortodontia preventiva, dentro da odontopediatria, é algo que pode ser determinante para o futuro da criança, tornando o tratamento ortodôntico mais tenro e, em alguns casos, até eliminando a necessidade do uso de aparelhos no futuro.

Para se ter uma ideia de como a ortodontia preventiva é importante, e faz falta no lar de muitas famílias brasileiras, um estudo feito como parte da campanha “prevenir é melhor que tratar”, realizado em 2010, constatou que 86% das crianças entre 6 e 10 anos tem algum problema de oclusão dentária.

Deste montante, 73% dos casos poderiam ter sido tratados com a ortodontia preventiva – algo que teria feito uma enorme diferença no desenvolvimento e qualidade de vida dessas crianças.

Os tratamentos ortodônticos precoces são menos complexos, dolorosos e invasivos para as crianças. Além disso, assim como todos os outros procedimentos na odontopediatria, podem ser determinantes para evitar traumas psicológicos no futuro.

Na Prez Odonto o seu filho tem acesso ao que há de melhor em termos de inovações para tratamentos ortodônticos no mercado nacional e internacional, tudo para garantir o conforto, segurança e resolutividade.

Uma dessas tecnologias é o Invisalign First – os alinhadores invisíveis da marca que é primeiro lugar em todo o mundo e pioneira neste tipo de tecnologia, em um formato especial para crianças.

Para quem ainda não conhece, o Invisalign é a revolução do tratamento ortodôntico convencional. Através do uso de alinhadores removíveis, que são confeccionados de acordo com o estágio do tratamento, é possível corrigir inúmeros problemas de oclusão dentária de forma rápida e eficaz.

Um grande aliado na odontopediatria, o Invisalign facilita a higienização bucal diária da criança, não exige restrições alimentares e permite que o seu filho possa brincar e praticar atividades físicas livremente, sem riscos de acidentes.

Um dos diferenciais da PREZ Kids é o atendimento às gestantes, pois a saúde bucal do bebê começa ainda na gravidez. Muitas pesquisas comprovam que a infecção gengival da mãe se dissemina e pode estar associada ao parto prematuro, mas principalmente à diminuição da qualidade de vida da gestante.

Durante a gravidez, as mulheres ficam mais suscetíveis a problemas bucais, pois há um aumento do nível dos hormônios progesterona e estrogênio o que torna a gengiva mais vulnerável à inflamação e sangramentos.

Se não tratados, esses problemas podem desenvolver a para periodontite – uma infecção que leva à perda do osso de sustentação dos dentes. Além disso, a gestante apresenta náuseas e vômitos, o que pode causar erosão dentária ou mesmo dificultar a higienização e propiciar cáries, principalmente se a alimentação não for equilibrada.

Com o pré-natal odontológico, fazemos uma profilaxia cuidadosa nas gestantes. Em casos de tratamentos curativos, os odontopediatras utilizam anestésicos e medicações ideais para essa fase.

Na segunda fase do pré-natal odontológico, a gestante retorna ao consultório entre 30 e 40 semanas de gestação para receber orientações sobre os cuidados necessários com a saúde bucal do bebê. Entre eles:

• Aleitamento materno
  • Utilização de bicos artificiais (chupeta e mamadeira)
  • Sintomas de erupção dentária
  • Como identificar anomalias, como, por exemplo, a língua presa.

Conheça nosso espaço

O que é odontofobia?

A odontofobia não é brincadeira. Essa condição que causa medo intenso na pessoa ao frequentar o dentista tem ligação direta com a falta de um atendimento especializado em odontopediatria na infância.

Em alguns casos, o medo é tão grande que a pessoa precisa procurar um dentista habilitado a fazer sedação consciente para cuidar da sua saúde bucal sem maiores complicações.

Por isso, gostamos sempre de ressaltar a importância da abordagem psicológica, que está presente em cada um dos nossos atendimentos aqui na Prez Odonto. Todos os nossos profissionais são treinados para proporcionar uma experiência livre de traumas e que marca de forma positiva a vida de cada um de nossos pequenos pacientes.

Além disso, também oferecemos a opção de sedação consciente, indicada para crianças que sofrem de ansiedade, são muito agitadas ou possuem alguma deficiência intelectual que impossibilita o tratamento.

#QUEMPREZACUIDA

Contamos com uma equipe maravilhosa, especializada e pronta para acolher com amor e expertise todos os pequenos!