Odontologia Hospitalar

Saiba tudo sobre Odontologia Hospitalar

A odontologia hospitalar é uma especialidade focada na prevenção, tratamento e diagnóstico de condições mais complexas ou até mesmo aquelas que acometem pacientes que estão internados e/ou acamados e exigem cuidados específicos para evitar o agravamento de uma série de quadros que vão além da saúde bucal.

Odontologia Hospitalar

Para trazer conforto para a pessoa que será submetida à cirurgia. Vale destacar que são feitos exames prévios, a fim de avaliar se há a necessidade de uma cirurgia em um ambiente hospitalar ou se pode ser feita no consultório.

Aos pacientes que se encontram internados, a odontologia hospitalar atua diretamente com pessoas que estão em leitos de UTI, por exemplo, e não tem o devido cuidado com a saúde bucal devido à condição, favorecendo o desenvolvimento de problemas bucais.

Procedimentos realizados pela odontologia hospitalar

A odontologia hospitalar está apta a realizar uma série de procedimentos para prevenir ou até mesmo, tratar uma série de problemas bucais que exigem um ambiente devidamente preparado para sua aplicação, tais como:

As cáries são muito comuns e se desenvolvem, especialmente, por conta da falta de higiene. Em pacientes que estão internados e passam por uma longa recuperação no leito hospitalar, muitas vezes têm seus cuidados com a higiene oral deixados de lado, favorecendo o surgimento destas bactérias.

Com a ajuda da odontologia hospitalar, é possível evitar mais complicações à saúde da pessoa, pois o dentista responsável atua não só no tratamento, mas também em medidas de prevenção para com esses pacientes que estão debilitados.

Os dentes do siso podem erupcionar de diferentes formas ou não, prejudicando a qualidade de vida do paciente. Em tais casos, é preciso remover com a ajuda do cirurgião-dentista, responsável pelos procedimentos feito na odontologia hospitalar.

Diferente do consultório, no hospital é possível remover os quatro dentes do siso de uma vez, visto que o paciente recebe uma anestesia geral e não sente os desconfortos causados durante este procedimento.

Alterações na mordida causadas pela assimetria na arcada dentária também podem ser realizadas pela odontologia hospitalar, uma vez que este tipo de procedimento exige uma abordagem mais invasiva, sendo necessário o acompanhamento do cirurgião-dentista para a sua realização.

Doenças periodontais são aquelas que acometem a gengiva do paciente, causando inchaço e sangramentos gengivais. Caso evolua para um estágio de periodontite, quadro mais avançado da gengivite, pode haver a perda precoce dos dentes ou até mesmo a infecção na corrente sanguínea, impactando não só na saúde bucal, mas no bem-estar geral do paciente.

Este tipo de condição, em pacientes que estão internados, pode agravar o quadro pelo qual estão no hospital e o acompanhamento da odontologia hospitalar é fundamental para tratar esses quadros.

Na Prez Odonto, todos os profissionais possuem como filosofia a importância da prevenção odontológica. Prezamos por atendimentos que evitam o surgimento de doenças bucais que possam prejudicar a estética do seu sorriso ou trazer dores e desconfortos durante o seu dia a dia.