Odontogeriatria

Saiba tudo sobre Odontogeriatria

Pacientes idosos precisam de cuidados diferenciados, inclusive para a sua saúde bucal. Através da Odontogeriatria, fica muito mais fácil preservar o seu sorriso, respeitando as necessidades que o tempo passa a exigir de acordo com a idade. qui na Prez Odonto, o público da melhor idade conta com um atendimento especializado em odontogeriatria, para oferecer tratamentos que cuidam e reabilitam o seu sorriso.

Como funciona a odontogeriatria?

Neste tipo de atendimento, o profissional especializado em odontogeriatria utiliza abordagens diferenciadas para idosos, que exigem mais paciência e atenção, além de atuar com procedimentos que levam em consideração todas as características particulares das pessoas que atingem essa idade.

Geralmente, pacientes 50+ possuem condições médicas específicas, como problemas cardiovasculares, osteoporose, entre outras, que precisam de atenção no uso de medicamentos que não interfira no tratamento, bem como cuidados em relação a estrutura óssea fragilizada.

Por que a odontogeriatria é importante?

Quando atingimos uma idade avançada, precisamos nos adaptar de diversas formas para manter a mesma qualidade de vida. Agendamos mais visitas médicas, fazemos tratamentos preventivos, mudamos a nossa alimentação. Com a odontologia não é diferente. Neste caso, a odontogeriatria atuará não apenas em procedimentos que visam tratar problemas de saúde bucal, como também preveni-los. A seguir, separamos algumas doenças que afetam a saúde geral da pessoa e têm como origem a boca

A pneumonia bacteriana é uma condição que atinge pessoas que estão com imunidade baixa ou em condições maiores de se contaminar, como internação hospitalar.

Se o paciente não tiver uma boa higiene bucal, as bactérias presentes na boca podem se infiltrar no pulmão e piorar quadros gripais, provocar a pneumonia e até mesmo levar ao óbito.

Esse quadro é causado quando bactérias presentes em outros lugares do corpo se infiltram na corrente sanguínea e se alojam nas paredes internas lesionadas do coração, causando a infecção do órgão.

Pessoas que sofrem com gengivite, doença causada pelo acúmulo de bactérias na boca e que provoca sangramentos na gengiva, são mais vulneráveis a esse problema – principalmente se forem idosas ou possuírem alguma condição cardíaca, como diabetes ou pressão alta.

Quando perdemos um dente, temos a nossa capacidade mastigatória comprometida. Com mais dificuldade para mastigar os alimentos, o estômago terá um trabalho maior para digeri-los, exigindo a produção de mais ácido, com isso, ficamos vulneráveis a problemas em todo o sistema digestivo como gastrite, úlcera, refluxo gástrico e pedra na vesícula.</p>

O sorriso tem uma função muito importante na vida do ser humano. Ao sorrir, o organismo libera hormônios que combatem o estresse e a ansiedade, além de promover uma longa sensação de alívio e relaxamento muscular, que pode durar até 45 minutos.

Pacientes que não sorriem devido a ausência de dentes, ou más condições bucais que prejudicam a estética do sorriso, são mais vulneráveis a desenvolver males terríveis como baixa autoestima e depressão.

Os serviços especializados em
Odontogeriatria disponíveis na Prez Odonto

Uma série de procedimentos que visam prevenir o surgimento de doenças bucais que possam comprometer a estética do sorriso, saúde e a qualidade de vida do paciente como um todo.

Indicado para pacientes que perderam a funcionalidade e estética dos dentes, envolve diversas especialidades como implantes dentários, próteses, clareamento dental e lentes de contato dental para recuperar o sorriso.

Utilizamos o laser terapêutico para tratar aftas e lesões, além de amenizar os efeitos da mucosite – doença causada como efeito colateral do tratamento oncológico com quimioterapia ou radioterapia.

Atendemos pacientes que possuem dificuldades locomotoras e não conseguem ir até o consultório odontológico em casa. Conheça mais sobre esse serviço e a área de cobertura da Prez Odonto na página de tratamento Home Care.

Com mais 27 anos de atendimento especializado em odontogeriatria, a Prez Odonto se destaca por ser uma instituição que se preocupa com o indivíduo como um todo – proporcionando atendimentos odontológicos integrados e humanizados que fazem a diferença na vida da pessoa. Agende uma consulta e cuide da sua saúde com quem preza pela vida e pelo ser humano.