Disfunção da ATM

Saiba tudo sobre Disfunção da ATM

A disfunção da articulação temporomandibular, ou disfunção da ATM (DTM), é um problema relativamente comum e que afeta milhares de pessoas sem que as mesmas saibam sequer sobre a existência desse distúrbio. A Prez Odonto é reconhecida com referência no tratamento para a correção da disfunção temporomandibular. Nossos pacientes têm acesso a uma equipe com amplo conhecimento e experiência para resolver esse incômodo problema.

O que é a disfunção da ATM?

Partindo do princípio, é chamado de ATM, de forma abreviada, as ligações entre os ossos temporais do crânio e a mandíbula, ou maxilar inferior. Existem duas articulações temporomandibulares, sendo que elas estão presente em cada lado do rosto, na região logo a frente das orelhas.

Essas articulações são responsáveis pelos movimentos da mandíbula. Ou seja, ela tem uma função crucial na vida de qualquer ser humano que abrangem a alimentação, com os movimentos de mastigar, e a fala.

Essa condição acontece quando há algum problema justamente nesta articulação, normalmente causado por conta de estresse nos músculos ou má oclusão.

Dúvidas Frequentes sobre Disfunção na ATM

O principal “sintoma” de que você possa estar sofrendo com a disfunção da ATM é um estalo, ou clique, ao abrir ou fechar a boca, acompanhado de uma dor intensa que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes.

É importante frisar no entanto que a ausência de dor não é um sinal de normalidade, sendo que o simples clique, estes frequentes ou não, já denuncia a existência do problema de disfunção na ATM em maior ou menor grau.

Existem diversas causas para o problema de disfunção na ATM. Contudo, a principal delas é o relacionamento inadequado entre os dentes e a mandíbula, uma condição que chamamos de má oclusão, contudo, existem outros fatores que podem contribuir para o surgimento da DTM que vão desde estresse, lesões ou acidentes, hábitos parafuncionais, como roer unhas, morder ou abrir objetos com os dentes, bruxismo, briquismo e algumas doenças sistêmicas ou hormonais que modificam ou contribuem com este distúrbio.

Por falta de informação, a disfunção na ATM prejudica a vida de centenas de milhares de brasileiros, sendo que muitas vezes eles nem sabem a origem do problema.

Para se ter uma ideia, cerca de 50% dos casos de cefaléia crônica (dores de cabeça) são provenientes da disfunção na ATM. Além disso, dependendo da gravidade do problema, a DTM pode causar também dificuldades mastigatórias e comunicativas para a pessoa.

Existem diversas opções para tratar a disfunção na ATM, como uso de placas de mordidas, tratamento com aparelhos ortodônticos ou alinhadores invisíveis, cirurgia ortognática, uso de medicamentos, reabilitação protética, entre outros.

Tudo vai depender da causa da disfunção. Por isso, é importantíssimo que você consulte um profissional especializado em DTM para identificar o problema na raiz e intervir de forma assertiva.

Na Prez Odonto você encontra atendimento especializado para resolver a disfunção na ATM. Se você acha que está enfrentando o terrível problema da disfunção na ATM, saiba que a Prez Odonto é o lugar certo para resolvê-lo. Em todas as nossas unidades você encontra profissionais renomados que vão identificar a causa exata da sua disfunção na ATM e indicar o melhor tratamento para resolvê-la.