Bruxismo

Saiba tudo sobre Bruxismo

O bruxismo é um ato repetitivo, que se caracteriza pelo hábito de tensionar e ranger os dentes durante o sono ou até mesmo durante o dia, favorecendo o desgaste prematuro das estruturas dentárias e causando incômodos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bruxismo acomete cerca de 30% da população brasileira, quadro que está diretamente ligado com alterações emocionais, especialmente a ansiedade e o estresse.

Como alterações psicológicas
interferem na saúde bucal?

Atualmente, muitas pessoas têm a vida cotidiana corrida e vivem sob constante pressão, seja na vida pessoal, quanto na profissional. Pessoas que sofrem com a ansiedade e estresse são as mais afetadas por este tipo de doença, sendo o bruxismo uma dessas condições em que são desenvolvidas por esses sentimentos. Isto ocorre, pois o corpo entra em constante estado de alerta e, se o paciente não expõe suas dificuldades, o corpo apresenta sinais de que algo não está bem.

Dúvidas Frequentes sobre Bruxismo

Como mencionado, o bruxismo pode ser causado por alterações emocionais ligadas ao estresse e ansiedade. No entanto, condições respiratórias durante o sono, como o ronco e apneia também estão ligadas com este problema.

Pessoas que fazem o uso de medicamentos ou ingerem bebidas e fumam, também estão suscetíveis a desenvolverem o bruxismo.

 A má oclusão, caracterizada pelo posicionamento incorreto dos dentes, favorecendo o atrito constante entre os dentes, como mordida aberta e fechada também é uma das causas do bruxismo. Contudo, nestes quadros o problema se torna uma condição secundária em função da alteração oclusal do paciente.

Bruxismo diurno

Apesar de ser caracterizado pelo ato de ranger e tensionar os dentes enquanto dorme, o bruxismo também pode se fazer presente ao longo do dia. Se o paciente se mostra tenso ou ansioso, o mesmo pode ‘apertar os dentes’ de forma inconsciente, causando dores de cabeça ou até mesmo no pescoço e nas costas.

Bruxismo noturno

O tipo mais comum da síndrome, este tipo está ligado com problemas durante o sono do paciente que, além de ranger os dentes, também emite sons enquanto dorme. Vale destacar que, este tipo de bruxismo está mais ligado com o período de repouso do paciente do que com o período do dia.

Os pequenos também estão suscetíveis a desenvolverem o bruxismo, tendo em vista que problemas de má oclusão dentária já se evidenciam ainda na infância e podem impactar na saúde infantil.

Se as crianças são muito ansiosas ou tiveram um dia muito agitado e estressante, com algo fora da sua rotina, elas também podem ranger os dentes enquanto dormem, assim como em adultos.

Nestes casos, é fundamental o acompanhamento multidisciplinar com um dentista e psicólogo para tratar quaisquer problemas emocionais e oclusais que podem prejudicar o desenvolvimento dos ossos da face da criança e gerar impactos mais severos à saúde em geral no futuro.

O bruxismo pode provocar sintomas característicos à medida que se desenvolve, como:

  • Desgaste nos dentes, deixando-os frágeis e com sensação de estarem moles;
  • Dificuldade para abrir e fechar a boca;
  • Retração na gengiva;
  • Traumas nos dentes;
  • Sensibilidade;
  • Dores de cabeça pelas manhãs;
  • Dores no pescoço;
  • Zumbidos no ouvido.

 

O tensionamento na região do maxilar é o sintoma mais marcante, especialmente quando o mesmo vem acompanhado de dores de cabeça,  por isso, é fundamental procurar o acompanhamento odontológico para o tratamento adequado e evitar a progressão do problema e, consequentemente, o desgaste da estrutura dentária.

Devido ao ‘apertamento’, o paciente também pode apresentar trincados nos dentes, favorecendo infiltrações, cáries e o comprometimento deles.

Hoje em dia, utiliza-se de técnicas conjugadas no controle do bruxismo, dependendo do grau e severidade do problema. Os tratamentos indicados são: placas miorrelaxantes, toxina botulínica funcional e até a reconstrução da mordida com facetas.

O uso dos protetores bucais também é essencial para evitar impactos mais severos. Vale destacar que, caso o bruxismo esteja diretamente ligado com alterações emocionais, o acompanhamento com um psicólogo é fundamental para que o paciente trate não só a condição funcional, mas também as alterações emocionais. Pode ser tratado ainda com laserterapia, medicamentos, placas para dormir e botox.

A prevenção contra o bruxismo se baseia em boas práticas para a qualidade de vida, que ajudem a aliviar quadros de ansiedade e estresse da rotina, como a prática de esportes ou a adoção de atividades de lazer.

Outro aspecto fundamental se dá pelas visitas regulares ao dentista, onde este profissional conseguirá avaliar a saúde bucal do paciente e diagnosticar problemas de forma precoce, evitando impactos mais graves à saúde.

Se você sofre com o bruxismo, tem dores de cabeça frequentes ou dificuldade para abrir e fechar a boca, principalmente pela manhã, agende uma consulta com o time de especialistas da Prez Odonto e cuide da sua saúde bucal.

#QuemPrezaCuida

O Invisalign é o alinhador invisível número um em todo o planeta e o mais procurando quando o assunto é alinhar o sorriso. Sua tecnologia única transforma o conceito da ortodontia, facilitando o tratamento e promovendo resultados até duas vezes mais rápidos!

Nossa equipe está pronta para te ajudar!

Contate-nos

Endereço

Siga-nos

© 2024 All Rights Reserved.