Odontopediatria

Odontopediatria 2018-09-28T17:18:17+00:00

Odontopediatria

(Educação e prevenção da saúde bucal)

A odontopediatria é a área específica da odontologia responsável por tratar da saúde bucal da gestante, bebês, crianças e adolescentes. Além do cuidado com as patologias específicas dessa fase do desenvolvimento da criança, o profissional dessa área é especialista em prestar um atendimento adequado, com a missão de oferecer uma experiência confortável, evitando traumas e inseguranças que possam ser carregados até a fase adulta.

Tratamento
Um dos diferenciais da PREZ Kids é o atendimento às gestantes, pois, para nós, a saúde bucal do bebê começa ainda na gravidez. Muitas pesquisas comprovam que a infecção gengival da mãe se dissemina e pode estar associada ao parto prematuro, mas principalmente à diminuição da qualidade de vida da gestante.
As gestantes ficam mais suscetíveis a problemas bucais, pois há um aumento do nível dos hormônios progesterona e estrogênio o que torna a gengiva mais vulnerável à inflamação e sangramentos. Se não tratada, ela pode evoluir para periodontite, uma infecção que leva à perda do osso de sustentação dos dentes.
Além disso comumente a gestante apresenta náuseas e vômitos, o que pode causar erosão dentária ou mesmo dificultar a higienização e propiciar Cárie, principalmente se a alimentação não for equilibrada e repleta de açúcar.
O pré-natal odontológico se destina a realizar uma profilaxia cuidadosa nas gestantes. Em casos de tratamentos curativos, os odontopediatras utilizam anestésicos e medicações ideais para essa fase. Na segunda fase do pré-natal odontológico a gestante retorna ao consultório entre 30 e 40 semanas de gestação para receber orientações sobre os cuidados necessários com a cavidade bucal do futuro bebê. Dessa forma ela recebe, no momento oportuno, orientações sobre aleitamento materno, utilização de bicos artificiais (chupeta e mamadeira), sintomas de erupção dentária e exame da cavidade bucal em busca de anomalias que poderiam interferir no aleitamento, como, por exemplo, a língua presa.

Pesquisas comprovam que crianças que realizam consultas preventivas desde os primeiros anos de vida minimizam de sobremaneira os gastos e estresse referentes a tratamentos odontológicos na infância e fase adulta.
O profissional irá utilizar cerca de 60 minutos para conversar com os pais sobre tudo o que se refere à saúde bucal do seu filho. Com informações corretas e baseadas em evidências científicas, os pais poderão praticar o que há de mais correto no dia a dia de modo a prevenir as doenças de forma eficiente.
Aqui em nossa clínica os pais entendem a real filosofia da prevenção, saindo conscientes de que não são os selantes nem as aplicações de flúor profissionais que irão prevenir Cárie nos seus filhos, mas sim os hábitos diários que são praticados no ambiente familiar. E sobre esses fatores que realmente causam ou previnem Cárie e problemas de oclusão é que a consulta é pautada.

Quer saber mais detalhes sobre nosso trabalho?

Fale conosco