Laserterapia

Laserterapia 2018-09-27T16:40:13+00:00

Laserterapia

Mucosite

A mucosite é uma inflamação na mucosa oral (bochecha, lábio, gengiva, céu da boca, língua, garganta) decorrente dos efeitos citotóxicos dos quimioterápicos usados em quimioterapia geral e radioterapia de cabeça e pescoço, se tornando uma das complicações bucais mais comuns no paciente em tratamento oncológico.

Por se tratar de um quadro extremamente doloroso, a mucosite oral acaba diminui a qualidade de vida do paciente, dificultando a mastigação, a deglutição e a fala, predispondo o paciente a deficiências nutricionais além de aumentar o risco de infecções locais e sistêmicas, uma vez que essas feridas se tornam porta de entrada para bactérias.

É muito importante que o paciente, após receber o diagnóstico de câncer, converse com seu médico oncologista a respeito do tratamento com radioterapia e/ou quimioterapia e seja orientado a procurar um cirurgião dentista habilitado para que seja feito um preparo bucal antes de iniciar o tratamento contra o câncer.

O cirurgião dentista terá um papel muito importante nessa fase, orientando o paciente desde a correta higiene bucal, até mesmo às aplicações da laserterapia na prevenção e no tratamento da mucosite oral.

As aplicações da laserterapia diminuem a incidência e a gravidade da mucosite oral devido sua ação anti-inflamatória, analgésica e antiedematosa, aliviando a dor, o desconforto e devolvendo qualidade de vida ao paciente.

A laserterapia é o único recurso terapêutico eficaz no tratamento e, principalmente, na prevenção das lesões orais (aftas) características da mucosite oral.

O paciente submetido à tratamento oncológico pode apresentar:

• Ausência de saliva;
  • Perda de paladar;
  • Dificuldade de abertura bucal (trismo);
  • Infecções oportunistas;
  • Sensibilidade dentária;
  • Inchaço (edema);
  • Alteração no ouvido (Ototoxidade);
  • Aumento da incidência de cárie;
  • Boca seca (xerostomia);
  • Queimaduras na pele.

Tratamento

O tratamento é indolor, sem desconforto, seguro e realizado com laser de baixa intensidade. Não apresenta efeitos colaterais quando realizado corretamente.

A laserterapia é uma técnica cientificamente comprovada, que previne e trata a mucosite oral e outras complicações decorrentes do tratamento oncológico.

O número de sessões variam de acordo com o diagnóstico e plano de tratamento do profissional.

Benefícios

• Diminui a dor e a inflamação;
  • Acelera a cicatrização;
  • Previne o aparecimento de lesão;
  • Melhora a salivação e ameniza os efeitos da radiação.

Quer saber mais detalhes sobre nosso trabalho?

Fale conosco