Atendimento Lúdico na Odontopediatria

Crianças de 0 – 3 anos de idade

A odontopediatria é uma especialidade dentro da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças, desde o nascimento dos primeiros dentinhos até a pré-adolescência. A primeira consulta odontológica deve ocorrer dentro de 6 a 12 meses de vida, que será realizado o exame para avaliar a cavidade bucal e estabelecer um programa preventivo, que incluiu uma forma especial de atendimento.

A importância desse primeiro contato não se resume somente aos cuidados preventivos, confere à oportunidade de construir com o bebê um relacionamento de confiança. Utilizando técnicas que auxilia a abordagem como o atendimento lúdico e o reforço positivo, promovendo a colaboração e redução da ansiedade das crianças por meio de teatro, brincadeiras, bonecos educativo, histórias motivadoras, elogios e pequenas recompensas.

A abordagem inicial é realizada pela odontopediatra vestida com scrubs (aventais coloridos com estampas animadas) sem máscara e touca e sempre no nível dos olhos da criança, ou seja, o rosto do profissional deve estar no nível do rosto da criança para manter um diálogo, passando acolhimento e confiança.

Dentro do consultório são desenvolvidas algumas técnicas como falar – mostrar – fazer, onde consiste em explicar os procedimentos ao paciente (falar), demonstrar seus aspectos visual, auditivo e olfativo (mostrar) e realizá-los (fazer) usando um vocabulário apropriado à idade.

Na primeira consulta o foco principal e fazer a criança se familiarizar com o ambiente motivando com histórias abordando temas diversos de acordo com o universo infantil, a atenção inicial é toda voltada para os pequenos; depois do atendimento lúdico a criança fica aos cuidados da auxiliar de consultório brincando, nesse momento os pais trocam informações com a odontopediatra  que faz uma anamnese completa conhecendo melhor o paciente e assim orientando os pais e somente depois a criança é examinada, com isso o nível de ansiedade já diminuiu, ou praticamente acabou.

A postura lúdica é de suma importância para a criança expor suas dúvidas e receios de maneira natural, brincar oferece aos pequenos a oportunidade de se expressar através da linguagem que eles dominam. A psicologia nos mostra que o ambiente tem grande impacto no desenvolvimento humano, por isso os consultórios devem estar decorados com um ambiente temático.

O reforço positivo é uma técnica efetiva ao recompensar o paciente por atitudes desejáveis, o que reforça a recorrência das atitudes. Premiar a criança no final da consulta por bom comportamento é bastante produtivo, a tendência é que ao serem motivados venham repetir a postura positiva na próxima consulta. Não importa a idade, desde bebê até o pré-adolescente, eles sempre apreciam muito escolher brindes ao final da sessão.

O atendimento lúdico, como falamos, permite um desenvolvimento da relação paciente-profissional de forma amigável, a partir da preocupação do profissional em fortalecer a confiança e reduzir a ansiedade do paciente.

 

Dra Aline Alves de Almeida
2018-10-09T11:23:04-03:00