Sensibilidade Dentária e Retração Gengival

Você com certeza conhece, possui ou conhece alguém que possui sensibilidade nos dentes. Trata-se de uma dor causada pela exposição dos tubos dentinários à líquidos frios ou quentes, comprometendo a qualidade de vida do portador.

A sensibilidade dentária possui diversas causas, que podem ser desde uma restauração com infiltração, até uma inflamação do nervo ou a retração da gengiva, a causa mais comum da sensibilidade e que afeta um em cada quatro adultos.

A retração gengival, por sua vez, nada mais é do que a exposição de uma parte da raiz do dente, provocando, assim, as dores da sensibilidade. Ela pode acontecer:

  1. Por trauma de restauração, quando a resina está proeminente e o paciente não volta ao dentista para realizar o ajuste;
  2. Por tratamentos ortodônticos;
  3. Por traumas na escovação, seja pelo uso de uma escova de cerdas inadequadas, ou pela pressão colocada na escova.

Apesar disso, a sensibilidade tem cura e possui diversos tratamentos, desde os menos invasivos como o uso de dessensibilizantes, cremes dentais especiais e da laserterapia, até aos mais agressivos, como o tratamento de canal, a melhor solução para quadros mais complexos.

Em qualquer caso, não hesite em consultar um cirurgião dentista qualificado, o profissional mais adequado para o tratamento da sensibilidade dos dentes.

Ainda ficou com alguma dúvida? Confira no vídeo nosso especialista, Dr. Helio Nozaki Cano, falando sobre sensibilidade dentária e retração gengival!

2018-08-21T17:44:30+00:00